0

Rômulo Gouveia: um político “nato” que fazia política com generosidade

O “gordinho” mais maneiro da política paraibana partiu em se despedir. Rômulo José de Gouveia era um daqueles políticos por vocação, por ter como essência  cuidar e servir as pessoas com generosidade. De origem humilde, trabalhou desde cedo em Campina Grande abrindo um fiteiro para ajudar nas despesas da família e conseguir sua independência, mas sem esquecer os estudos para vencer na vida.

Seu ingresso no movimento estudantil no final dos anos 70 e depois no movimento comunitário no bairro Jardim Tavares significou os primeiros passos para ingresso na política, estimulado pelo saudoso Ronaldo Cunha Lima, que o identificou como “político nato” e lhe ajudou a se eleger em 1992 como vereador de Campina Grande pelo PMDB. Rômulo aprendeu bem as lições do “seu mestre” Ronaldo de fazer política e cresceu com as próprias pernas.

Iniciava-se uma longa e frutífera trajetória política de vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal e vice-governador entre 2011 e 2014. Sua grande frustração foi não ter administrado sua cidade, perdendo duas eleições bastante acirradas para  prefeito para Veneziano Vital.  Era sonho que alimentava e construía para 2020, mas o destino não quis. Também demonstrou coragem quando saiu do então partido de Ronaldo e Cássio Cunha Lima, o PSDB, para comandar o PSD em busca de maior autonomia.

Rômulo se destacava por acumular uma legião de amigos e admiradores, seja do seu campo político ou não. Tinha como essência tratar a todos com distinção independente da classe social e também uma imensa habilidade política para articular apoios e alianças.  Fui testemunha disso na condição de ex-assessor de imprensa do governador Ricardo Coutinho, quando acompanhei Rômulo nas ocasiões em que assumiu interinamente o governo.

Sua atuação parlamentar também merece destaque por trazer  recursos para o Estado, destacando as verbas para a interiorização da educação e saúde. Certamente Rômulo deixará uma lacuna imensa na política e muita saudade para seus familiares e uma legião de amigos Brasil a fora.  Rômulo era um exímio fazedor da boa política e seu jeito generoso e agregador certamente lhe guardará na galeria dos grandes políticos paraibanos.

 

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *