O governo Federal errou mais uma vez ao subestimar o poder de mobilização e a força dos caminhoneiros. Esqueceram que o movimento bloqueou estradas de 13 estados no final de 2015 e acelerou o processo de impeachment da ex-presidente Dilma.
Desta vez o protesto está ainda maior, já que ao atrelar o preço dos combustíveis ao dólar, a gasolina, por exemplo, chegou a R$ 4,39 e já acumula alta de 69% e o preço do diesel disparou chegando a R$ 3,79. Algo insustentável para toda cadeia logística do transporte que dependem do diesel desde os caminhoneiros, distribuidoras, indústrias, empresas de ônibus em se tratando de um país onde praticamente todo modal é rodoviário.
Nem a tentativa do governo em reduzir em 10% o preço do olho diesel foi suficiente para acalmar os ânimos dos caminhoneiros. Para o governo Temer a medida mais fácil foi zerar a Cide dos combustíveis, ou seja, se utilizando do “chapéu alheio”, já que esses tributos vão para os Estados, que já enfrentam inúmeras dificuldades orçamentárias.
Enquanto isso, o governo Federal e o legislativo tentam encontrar uma solução efetiva para o problema, pois os caminhoneiros não vão tolerar promessas vazias. A Petrobras pode ter cometido um grande erro ao adotar uma política de preços que muda praticamente todo o dia e o pior, atrelada ao dólar, mesmo sendo produtor dos combustíveis derivados do petróleo. O resultado são aumentos sucessíveis no preço da gasolina e no diesel num patamar exorbitante. Uma reunião está agendada para hoje entre o governo e o Senado Federal. A sociedade espera que a solução não seja jogada, mais uma vez, nas suas costas e a conta seja paga por quem é de direito, o governo Federal que é o responsável pela política de preços dos combustíveis.
Os caminhoneiros estão fazendo a sua parte e vão dando uma demonstração de coragem e de compromisso com o Brasil. Fazendo a população entender que se não houver reação às coisas tendem a piorar. E o Michel Temer que se prepare, já vi presidente cair por muito menos, a não ser que isso tudo faça parte de uma grande trama para levar o Brasil ao caos e evitar a realização das eleições de outubro. Diante de tudo que ando vendo eu não duvido é nada!