O senador Raimundo Lira (PSD) anunciou a sua desistência da reeleição ao Senado em uma carta divulgada na imprensa na manhã desta segunda-feira (18) e provocou mais uma baixa na chapa encabeçada por Lucélio Cartaxo (PV). “Informo às Paraibanas e Paraibanos que, de forma definitiva, estou abrindo mão da minha atual condição de pré-candidato ao Senado Federal”
O senador, que recentemente saiu do MDB para o PSD justificou que “o prematuro e surpreendente falecimento do meu querido amigo, o Deputado Rômulo Gouveia, cuja vida foi inteiramente dedicada à atividade política, sempre servindo às pessoas, a Campina Grande e ao nosso Estado, me fez parar neste momento de dor e sofrimento, e entender que deveria fazer uma reflexão. Uma profunda reflexão a respeito dos constantes e continuados apelos da minha família, sempre no sentido de abandonar a atividade política, atualmente objeto de grande desgaste junto à opinião pública na Paraíba e igualmente no Brasil. Pesou, sobretudo, a vontade contida da minha querida companheira e esposa Gitana”.
Ainda na carta Raimundo Lira, que vinha passando por um processo de fritura dentro do próprio grupo das oposições, agradece a sua família e às famílias paraibanas e aos prefeitos, assessores que se manifestaram apoio ao seu trabalho como Congressista.
Com a indicação do PSD fora da chapa majoritária de Lucélio Cartaxo, ela fica com uma vaga aberta para o Senado e perde a força de vários prefeitos apoiadores de Lira que estão agora desobrigados em apoiar o PV. Na semana passada a ex-deputada Eva Gouveia, também havia desistido da disputa a Câmara Federal tendo como base o espólio eleitoral de Rômulo Gouveia.
O que não se sabe agora é que posição Lira vai tomar em relação ao apoio ao governo, pois estava claro que tinha um certo desconforto com aliados defendendo outras candidaturas ao Senado.