O crescimento da intenção de votos no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo preso, reflete diretamente na disputa ao senado da Paraíba. E o maior beneficiado é o seu xará, Luiz Couto (PT), deputado federal pelo quarto mandato, ex-deputado estadual com forte inserção nos movimentos sociais e na sociedade, que naturalmente terá como slogan “O Senador de Lula”.
O nome de Luiz Couto vem sendo ventilado fortemente nos últimos dias, sendo visto com “bons olhos” no “Jardim Girassol” e entre os partidos de esquerda, como o PT, PC do B e o PMN. Com o aval da direção nacional do Partido dos Trabalhadores para entrar na disputa, Luiz Couto, com 73 anos, analisa com muita serenidade se disputa uma eleição mais segura para deputado federal ou se arrisca na disputa ao senado com Veneziano e Cássio Cunha Lima.
Questionado se topa o desafio, Luiz Couto age como um “monge tibetano”, diz que está trabalhando sua reeleição para deputado federal, mas aceita o desafio sob algumas condições com base no bom percentual nas pesquisas. “Estamos trabalhando a nossa candidatura a deputado federal. Para aceitar a disputa ao Senado precisamos da declaração de Lula de que sou o seu candidato, que os companheiros da direção nacional e estadual apoiem e ter o apoio de Ricardo Coutinho e que o povo da Paraíba queira que eu seja senador”, declarou Luiz Couto.
Há 10 dias das convenções a formação das chapas majoritárias de João Azevêdo (PSB), Lucélio (PV) e José Maranhão (MDB) continuam indefinidas, Lígia Feliciano (PDT) perde fôlego a cada dia dado o isolamento e poderá vir a integrar algumas das três chapas. O PP, PSC e DEM continuam indefinidos e podem provocar muitas emoções até o dia 5 de agosto.