As cidades de João Pessoa e Natal vão perder um VLT cada uma, para atender a necessidade de Brasília. Após denúncia de funcionários, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) confirmou, através de nota divulgada na imprensa, que vai dar início a uma nova operação de transporte de passageiros em Brasília com duas composições sendo transferidas de Natal e João Pessoa, onde a CBTU também responde pela operação ferroviária urbana.
Segundo a nota, os dois municípios estão prestes a receber cinco novos trens, cada, já encomendados pela Companhia, mas não existe previsão de chegada. Ainda de acordo com a nota, ao final do período experimental, o trecho deverá receber trens do atual sistema de VLT de Fortaleza, compatíveis com a ferrovia brasiliense.
É lamentável que dois estados Nordestinos tenham suas frotas de trens reduzidas, prejudicando as operações, já que com apenas quatro VLT poderão não ser necessários em caso de quebras e manutenção. Os graves problemas de mobilidade vivenciados em João Pessoa demandam investimentos em novos modais com características coletivas, como o ferroviário.
As bancadas federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte devem buscar informações e agir para que esse importante sistema de transporte urbano não seja ainda mais prejudicado na Paraíba. E cobrar mais investimentos para os transportes públicos urbanos.
O Nordeste viveu por muito tempo à margem do desenvolvimento concentrado nas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste e é preciso resistência da classe política e da sociedade para evitar que novas perdas venham a penalizar o povo nordestino. Espero que este caso da CBTU seja um fato isolado e não uma retaliação a uma região que de forma majoritária se posicionou na última eleição com coragem e altivez. Fiquemos atentos!