Os governadores eleitos do Nordeste deram um passo importante nesta quarta-feira (21) quando se reuniram, em Brasília, para definir uma pauta conjunta a ser negociada com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). No documento eles solicitam uma audiência com o presidente eleito e divulgaram as principais ações e medidas para ajudar os nove estados nordestinos a saírem da crise.
“Esse documento que estamos encaminhando ao presidente eleito Jair Bolsonaro apresenta seis pontos que, para os governadores do Nordeste, são importantes que sejam tratados e recebidos com a devida atenção. A carta refere-se à questão de investimentos em obras públicas, em estradas, na área de habitação, na área da saúde, educação, rediscutir a própria distribuição do Fundeb e que os investimentos em termos de empréstimos possam ser retomados para os estados que têm condições fiscais. Então é um documento que visa uma agenda positiva em benefício dos estados do Nordeste”, pontuou João Azevêdo.
João Azevêdo comentou que a reunião de governadores serviu para a definição de uma pauta comum, daquilo que mais preocupa todas as gestões no atual momento. “Esperamos ter, a partir dessa reunião, a possibilidade de manter um diálogo aberto com o Governo Federal no sentido de buscar a solução, exatamente, para os maiores problemas”, disse.
Dentre as reivindicações estão a retomada urgente de obras federais como o eixo norte da transposição do Rio São Francisco, rodovias, casas populares e a celebração do Pacto Nacional da Segurança, já solicitado anteriormente . Eles cobraram também a retomada da pauta da reforma tributária que corrija distorções como a tributação de bancos e rendas de capital.
Na educação os governadores também pedem a prorrogação da participação do governo federal no Fundeb e na saúde medidas que garantam o bom funcionamento do programa Mais Médico e a oferta de profissionais para os pequenos municípios.
Os governadores ratificaram o comprometimento com a luta por bons destinos para o Brasil e à disposição para o diálogo e o entendimento nacional. O povo nordestino espera por parte no novo presidente um tratamento Republicano e um olhar para todos (as) sem distinção ou perseguição.
Estiveram presentes os governadores Camilo Santana (PT-CE), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Rui Costa (PT-BA), Belivaldo Chagas (PSD-SE) e Flávio Dino (PCdoB-MA), o vice-governador Luciano Barbosa (MDB-AL), os eleitos João Azevêdo (PSB-PB) e Fátima Bezerra (PT-RN), além da vice-governadora eleita de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).