0

Análise: Ricardo lidera corrida para prefeitura de JP, Virgulino e Nilvan superam Cartaxistas

A tradição política da Paraíba demonstra que mal termina uma campanha já começa outra. Faltando 1 ano e nove meses para as eleições municipais de 2020 os internautas demonstram atenção as movimentações políticas. Uma enquete realizada pelo portal ClickPB entre terça-feira (15) e quarta-feira (16) sobre a corrida para a prefeitura de João Pessoa revela que o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) lidera com folga com 48% obtendo 4.323 dos votos, seguido do deputado estadual Walber Virgulino, com 1.635 e 18% do total.

Ao todo foram colocados 18 nomes dentre eles destaque para o radialista Nilvan Ferreira com 1388 votos (15%), Diego Tavares (PV) com 1.108 (12%), ligado ao prefeito Luciano Cartaxo como o quarto colocado. Os demais não conseguiram passar de 2% da preferência. É claro que a enquete, que não tem valor científico, mas já sinaliza o favoritismo do ex-prefeito e ex-governador Ricardo Coutinho, que indubitavelmente foi o político que saiu mais fortalecido da última eleição e possui forte influencia no governo João Azevêdo.

Além disso, o atual prefeito terá um grande complicador que é ter um candidato forte para o embate com Ricardo Coutinho (PSB). Esse nome hoje parece ser do secretário e empresário Diego Tavares que aparece melhor que outros “cartaxistas” como Zenedy Bezerra (PV), que obteve um desempenho pífio na disputa para deputado estadual.  O radialista Nilvan Pereira surpreende ao aparecer na frente dos candidatos apoiados por Cartaxo e é peça a ser observada.

As lideranças do PSL como Walber Virgulino e o deputado federal Julian Lemos também são peças chaves no jogo político, mas ainda carecem do desempenho dos seus mandatos e, principalmente, do presidente Jair Bolsonaro, uma grande incógnita nestes primeiros 15 dias de governo.

Outro ingrediente que deverá apimentar a disputa será as estratégias em torno das alianças partidárias e da comparação das gestões de Ricardo Coutinho como prefeito da Capital por seis anos e dos oito anos do prefeito Luciano Cartaxo (PV). Essa deverá ser a tônica da campanha que deverá ficar ainda mais animada com a participação das lideranças bolsonaristas.

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *