Figuras da oposição na Paraíba estão dando um “tiro no pé” ao tentarem acabar com o programa Empreender PB, política pública de geração de emprego e renda para pessoas que querem abrir ou ampliar seus negócios. O programa, reconhecido nacionalmente como um case de sucesso, ao conceder crédito orientado para abertura de negócios movimentando a economia dos municípios e dando oportunidades para quem está desempregado.
Na minha trajetória de 18 anos como jornalista e assessor de imprensa desconheço uma oposição tão desqualificada e sem rumo como a que figura nos últimos anos na Paraíba. Enquanto quase 14 milhões de desempregados sofrem com a estagnação da economia, deputados velhos, outros moços com práticas antigas e alguns blogueiros trabalham para destruir políticas públicas consistentes que oferecem ao cidadão oportunidade de ter sua renda e gerar empregos, apostando em algo que é muito forte no brasileiro, a criatividade e o espírito empreendedor.
É miopia grave ou cegueira aguda que faz que não enxerguem que o programa oferece crédito e capacitação, ou seja uma fórmula eficaz de incluir socialmente uma legião de mulheres, jovens, artesãos, artistas paraibanos entre outros segmentos. Tentam confundir a sociedade e a própria justiça, passando a falsa mensagem de que os mais de R$ 130 milhões entregues a mais de 2 mil empreendedores de 2011 a 2018 foi dado e sem contrapartida. Quando na verdade os recursos são créditos oriundos da contribuição de todos os fornecedores do Estado e cada real investido volta para o Estado. Tudo, previsto em lei de forma clara e transparente.
As conquistas sociais implementadas pelo ex-governador Ricardo Coutinho e ampliadas pelo governador João Azevêdo como o Empreender PB, o Orçamento Democrático, o programa de intercâmbio Gira Mundo, o programa de estágio 1ª chance, o Circulo do Coração e tantas outras políticas de inclusão são conquistas que a Paraíba não abrirá mão. Nem mesmo o recado das urnas para alguns políticos como o ex- senador Cássio que insistiram em remar contra a maré do desenvolvimento e empoderamento do povo foi suficiente para que acordassem. Não se justifica, mesmo em nossa tão combalida democracia, que políticos se utilizem de meios escusos para destruir políticas públicas na tentativa vã de retirar do jogo político o maior idealizador dessas conquistas.
É preciso alertar a sociedade para essa grande trama da oposição em tentar acabar com conquistas sociais e econômicas importantes que melhoraram a renda média dos paraibanos e a competitividade do Estado. É aguardar que a justiça da terra seja feita contra quem vive conspirando contra a Paraíba e parafraseando o músico Chico César: Que Deus proteja a Paraíba “da maldade de gente boa. Da bondade da pessoa ruim. Deus proteja e guarde a Paraíba e a conserve assim”.