0

Deputados “Para governistas” querem apenas o bônus de ser Governo

O governador João Azevêdo (PSB) elevou o tom após a bancada de deputados chamada G11 boicotar a reunião na última terça-feira (7) com a bancada governista. “O Governo fez, durante esse primeiro semestre, reuniões com grupos separados e depois reuniões conjuntas. A partir de agora, só haverá reuniões com toda a base. Não serão tratados mais grupos separados”, avisou João Azevêdo.

O governador deixa claro que não aceitará divisões e que não está preocupado com nenhum bloco parlamentar. “Eu tenho dito que não tenho muita preocupação com grupo nenhum. O único G que eu tenho preocupação, efetivamente, é o G de Governo. Nós temos uma base na Assembleia, a gente tem que entender isso. Não são grupos na Assembleia. Nós temos deputados da base. E aqueles que se sentirem à vontade na base, vão continuar. Aqueles que não se sentirem, eu não posso forçar a permanência. E aí é uma decisão pessoal de cada um”, avaliou.

A estratégia dos parlamentares do G11 é muito clara, formarem um grupo, para barganharem mais cargos no governo do Estado e implementarem a emenda impositiva que tiraria do governo do Estado a prerrogativa de destinar os recursos estaduais com maior autonomia e com a participação popular nas plenárias do orçamento democrático. No grupo G 11 tem, inclusive, a deputada Poliana Dutra (PSB), que confronta a orientação partidária, mesmo gozando de espaço generoso dentro do atual governo e o recém chegado Doda de Tião (PTB), que possui o comando dos cargos em Queimadas.

A corda entre o governo do Estado, os 13 deputados do blocão e dos governistas dissidentes está cada vez mais esticada e resta saber quem terá mais forças. João Azevêdo tem mantido aberto o dialogo com a base governista e os deputados do G11 demonstram que a divergência extrapola os limites republicanos ao boicotar uma reunião convocada pelo próprio governador. Ora, como é possível reclamar de falta de dialogo se quando o governador chama pra conversar, dez deles se ausentam?

Enquanto isso, a minguada oposição torce para o estremecimento na base do governo e a população mais atenta avalia a postura e as decisões de cada um parlamentar. Ou os deputados “para-governistas” querem gozar apenas do bônus de ser governo, mas na hora de apoiar as ações governistas preferem tirar o corpo fora? Seria mais honesto deixarem claro para seus eleitores se são governo ou oposição.

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *