0

Na contramão do Brasil, João Azevêdo lança novo programa habitacional

Na contramão do que vem ocorrendo no Brasil com uma estagnação de financiamentos do programa Minha Casa Minha Vida,  o governador João Azevêdo lança nesta quarta-feira (22), no Palácio da Redenção, o novo programa de habitação popular do estado intitulado “Parceiros da Habitação” .Serão investidos mais de 15 milhões para a construção de 1 mil casas numa parceria que envolve prefeituras e entidades ligadas ao movimento de moradia.  

É uma resposta propositiva do governo da Paraíba em contra-ponto aos baixos investimentos federais na área da habitação. A indústria da construção vem sofrendo há três anos com uma estagnação e a redução nos níveis dos investimentos em habitação popular, que em 2019 foi de apenas 2,7 bilhões, caindo pela metade em relação a 2018. Não é a toa que no orçamento 2020 a habitação foi uma das áreas mais atingidas com redução de investimentos com a garantia apenas dos pagamentos para projetos antigos e que já estavam contratados.   

Na Paraíba, somente no ano de 2019, foram investidos mais de R$ 57 milhões para a construção de 945 casas pelo governo do Estado com recursos federais e próprios. Outros 234 milhões estão sendo investidos para a construção de mais de 3 mil casas, mas é preciso mais investimentos para reduzir o déficit habitacional.

Na visão do governador João Azevêdo, o caráter inovador da ação prevê parcerias com entidades ligadas à moradia e com as prefeituras. “Nós fizemos um estudo dentro dos limites do estado, diante da dificuldade do programa habitacional em nível federal. Esse é um trabalho de parceria e temos uma meta ousada, o que representa o esforço da administração para garantir a execução desse investimento”, frisou o governador. 

Mesmo com os esforços da gestão estadual, a perspectiva positiva de reaquecimento do setor da construção civil infelizmente não se configurou no ano passado e a mão pesada do governo federal tem um forte reflexo social, já que, sem a oferta de novos recursos, o sonho da casa própria fica cada vez mais longe para uma grande parcela da população de baixa renda. O governo do Paraíba, contudo, faz o seu papel dentro das possibilidades financeiras para devolver ao povo paraibano o sonho da casa própria.       

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *