Os pré-candidatos a prefeito de Campina Grande estão colocando o bloco na rua e vão intensificar as articulações para fortalecerem as suas pré-candidaturas a prefeitura. O bloco da oposição anda dividido e virá com várias alas, tento a como puxadores (as) a secretária de Desenvolvimento e Articulação Municipal da Paraíba, Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos), o deputado estadual Inácio Falcão (PC do B), o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Paraíba Gustavo Feliciano (PDT) e o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros (sem partido).
Nos últimos dias Ana Claudia e o senador Veneziano Vital (PSB) intensificaram diálogos com vários partidos no município de oposição a gestão de Romero Rodrigues. O momento é de muitas conversas e pouca definição, mas o diálogo está aberto com o PTB, Rede, PMN, PDT, PHS, e com o PT do município, no que pese aos atritos com a direção estadual.
Por outro lado, o deputado Inácio Falcão também tem dialogado com partidos de oposição a gestão de Romero Rodrigues como o PDT, PMN, o PT. O próprio PDT e o Cidadania também estão no jogo com a possibilidade de lançar o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano e o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros que trabalham de forma mais discreta suas postulações para a prefeitura.
O quadro demonstra que as oposições de Campina Grande estão desarticuladas e caminhando em faixa própria, o que pode favorecer o candidato a ser apoiado pelo atual prefeito Romero Rodrigues (PSD). Neste contexto, o governador João Azevêdo (Cidadania) terá um papel determinante para unir a sua base de apoio em uma única candidatura. Até lá, “as águas vão rolar”.
Na base governista a briga pelo apoio de Romero Rodrigues está entre a “prata da casa”, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), Bruno Cunha Lima (sem Partido) e o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que pode surgir como o pacificador, após a traumática derrota para o Senado em 2018.
Romero ainda não escolheu o seu sucessor, mas precisa manter a sua base unida e essa não é uma tarefa das mais fáceis. O PP, da senadora Daniela Ribeiro e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro andam silenciosos, mas podem ser o fiel da balança em uma histórica disputa entre os Cunha Lima e os Vital do Rego. O empresário Artur Bolinha (PSL) também corre por fora tentando captar o voto dos bolsonaristas que são fortes no município.
No carnaval da paz, os pré-candidatos a prefeito de Campina Grande vão colocar seus blocos nas ruas para ver quem sairá com maior número de foliões nos festejos de momo. A marchinha mais entoada certamente será a “Bandeira branca, amor. Não posso mais Pela saudade que me invade. Eu peço paz”. Mas o tempo urge e logo depois as águas de março vão chegar e embalar as candidaturas já na batida do São João.