Bandas da cena alternativa como Devotos, Zeferina Bomba e Chinaina denunciaram que foram proibidas de tocar pela Polícia Militar de Pernambuco na segunda-feira (24), durante a um tributo a Chico Science, na rua do Apólo – Recife Antigo, durante o carnaval oficial do Recife.
A denúncia foi feita pelo vocalista da banda paraibana Zeferina Bomba, Ilsom Barros, que contou que o grupo foi proibido de tocar a música Banditismo por uma questão de classe, de Chico Science. Segundo o músico, os policiais teriam alegado que não poderia tocar Chico Science e chegaram a ameaçar o vocalista de prisão, caso não parassem imediatamente.
O ato foi visto pelos artistas como um ato de censura e abuso, já que em um trecho da música acusa a polícia por matar gente inocente no morro. O instagram oficial da banda paraibana descreve que “Durante o show enquanto tocávamos a música Banditismo por uma questão de classe, a Polícia Militar fez uma barreira entre o público e a banda. Tivemos que parar o show com ameaça de levar nosso vocalista preso! A produção foi incrível e conseguiu reverter a situação, mas o mais absurdo foram os argumentos: Chico Science não pode tocar, não pode! Assim como outras bandas de amigos também aconteceram a mesma coisa nos polos do Recife. Também aconteceu com o @chinaina na no Polo da Lagoa do Araçá e com a @devotosoficial no Polo Várzea. Se isso não é ditadura, é o que então??? Resistencia!”
Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco negou que a suspensão do Tributo ao Chico Science tenha sido por censura e que nenhuma música é proibida de tocar no carnaval de Pernambuco. A nota confirma, contudo, que a interrupção do show pode ter ocorrido pela extrapolação do horário da apresentação e exigiu a necessidade de recolhimento da tropa. Eles orientam aos músicos a denunciarem o ato no Batalhão do Recife ou na Corregedoria da Polícia Militar.