A paraibana Eliana Sousa Silva, natural de Serra Branca e diretora-fundadora da ONG Redes da Maré, foi destaque no Jornal espanhol El país e na Revista Elas, da editora Globo, como uma das oito heroínas da resistência no combate ao coronavírus no Rio de Janeiro. Eliana desenvolve, há cerca de 30 anos, projetos que viabilizam a execução de políticas públicas nas áreas social, educacional e cultural no complexo de 16 favelas no Rio de Janeiro.
Neste período de pandemia do coronavírus, a Redes da Maré desenvolveu um estudo e detectou que em três meses seria necessário prestar assistência para 6 mil famílias de baixa renda e mais de 14 mil pessoas. Um grande desafio que está sendo buscado com a união de esforços de vários parceiros em uma campanha de arrecadação de alimentos, material de higiene pessoal e para a casa. O trabalho desenvolvido já rendeu reportagem da Rede Globo, do jornal El País e na mídia impressa e online.
De acordo com Eliana Sousa, em entrevista ao jornal El País, na Maré vivem 140 mil pessoas em 47 mil domicílios em 4,5 quilômetros de extensão, números equivalentes a uma cidade brasileira de médio porte. “As pessoas estão muito próximas, as casas são pequenas, sem condições sanitárias, esgoto, água potável… Em algumas favelas você não tem água encanada todo dia. Numa perspectiva ambiental mais geral, você precisa ter espaços arejados e condições mínimas para estabelecer esse distanciamento social, mas a realidade é a de três pessoas morando num quarto. A gente não tem as condições básicas para criar uma prevenção em massa, e isso é anterior ao coronavírus”.
Eliana Sousa, 57 anos, nasceu em Serra Branca e aos 7 anos veio com a família para morar na favela de Nova Holanda. Seu Joca Aleixo, seu pai, abriu um armarinho na Maré há mais de 40 anos, tempos depois Eliana e um grupo de pessoas criaram a ONG, que desenvolve ações de educação, arte, cultura e social para a população do complexo da Maré. A organização é considerada como uma das mais atuantes no Rio de Janeiro. Eliana é formada em Letras pela UFRJ e doutora em serviço social pela PUC-RJ.
Confira a reportagem no Jornal El País sobre o combate ao Coronavírus: