O prefeito de Sumé, Éden Duarte, assinou na manhã desta quarta-feira (20), a ordem de serviço para início da obra do Sistema de Abastecimento da Bacia do Açude de Sumé. A obra no valor de R$ 2,5 milhões, levará água para as residências das comunidades de Pitombeira, Lagoa da Cruz, Riachão e Carnaúba.
O prefeito Éden assinou a ordem de serviço em seu gabinete, onde compareceu o representante da empresa que irá executar a obra, a Hydrogeo Construções, o secretário de Administração, Bonílson Timóteo e o fiscal da obra, Isca Paulino.
O sistema de abastecimento d’água irá beneficiar diretamente 205 famílias, o que representa mais de 805 habitantes nestas comunidades.
O sistema será captado do açude público, através de bombas com flutuantes, estação elevatória, estação de tratamento convencional com floculadores, decantadores de filtros, adutora, rede distribuição com tubo e ligações domiciliares.
De acordo com o prefeito Éden Duarte, esse é o maior convênio que a Prefeitura de Sumé já firmou. Na ocasião, Éden solicitou à empresa que a obra seja executada com a maior celeridade possível e com qualidade.
“Estamos executando a segunda etapa da obra de esgotamento sanitário e com a ordem de serviço dada hoje, somam duas obras de grande importância para a saúde da população.
“As obras de abastecimento d’água na zona rural que temos executado são prioritárias na nossa gestão, principalmente para as comunidades mais necessitadas”, declarou o prefeito que ainda enfatizou que todas as obras de abastecimento na zona rural tem sido feitas em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, por meio do Programa Água Doce e Procase e com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Sistema Água Doce- A gestão do prefeito Éden já implantou cinco sistemas de dessalinização de água na zona rural, sendo nos sítios Princesa do Juá, Pitombeira, Maracajá e reforma do dessalinizador do Assentamento Tigre. Está em execução no momento, um no sítio Santo Agostinho e um sistema de tratamento de água (Salta Z) no Assentamento Mandacaru.