O cenário eleitoral de João Pessoa, mesmo que tardiamente, começa a se desenhar com a proximidade do prazo para a realização das convenções agora no dia 15 de setembro, após o adiamento das eleições. Neste sentido, os pré-candidatos apresentados começam a intensificar as articulações, visando o fortalecimento dos seus nomes.
Esta semana o eleitor observou algumas movimentações de peças importantes que começam a ser escaladas. Dentre os candidatos de direita, o pré-candidato Ruy Carneiro (PSDB) ganhou o apoio do PSC de Leonardo Gadelha, que é o primeiro suplente de deputado federal do próprio Ruy e herdaria um mandato.
Já o PRTB lançou o nome do deputado estadual Eduardo Carneiro e e firmou acordo com deputado federal Julian Lemos (PSL), que também quer sair na cabeça. O partido do vice-presidente general Mourão, quer o apoio do ex-aliado de primeira hora de Bolsonaro, e agora, excomungado, Julian que quer o partido na cabeça.
Ainda na ponta direita, o nome de Nilvan Ferreira, recém-chegado ao PMDB, que tenta atrair o apoio de setores da direita com o cabo Gilberto (sem partido), que também vem sendo cortejado por outro pré-candidato o deputado estadual, Walber Virgulino, do Patriotas. Ainda pela direita a pré-candidatura de Raoni Mendes (DEM), candidato com o aval da direção estadual.
No centro, o PP apresentou como pré-candidato o ex-governador, senador e prefeito da Capital, Cicero Lucena, após mais de oito anos fora da política que dialoga com o Cidadania do governador João Azevêdo que, por outro lado, pode lançar candidatura própria dos vereadores Bruno Farias e Leo Bezerra. Cicero precisa superar outro obstáculo, o TCU, que incluiu o gestor em sua listra negra. Tem ainda o Solidariedade, que apresenta o vereador João Almeida e o PTB, que tenta emplacar o deputado estadual Wilson Filho, ambos de olho do fundo partidário.
O prefeito Luciano Cartaxo (PV) também não anunciou seu candidato, mas avança no nome do empresário Diego Tavares, já com a garantia do apoio do Pros, liderado pelo o advogado Michel Henrique, e do Republicanos, que tem em João Pessoa o vereador Helton Renê, o bispo José Luiz e o ex-deputado Pastor Jutay.
Mais à esquerda, o PT saiu na frente e apresentou como pré-candidato o deputado estadual, Anísio Maia, que dialoga com o PSB e o PC do B. O PSB também deve apresentar candidato e as opções são o ex-governador Ricardo Coutinho, a ex-secretária de finanças, Amanda Rodrigues ou o deputado federal Gervásio Maia. A definição certamente passará pela mão do ex-presidente Lula que pode selar uma aliança do PSB com o PT. O PSOL também deve disputar com o Társio Teixeira e o estreante UP com o jornalista Rafael Freire.
As eleições de João Pessoa devem ser atípica com mais de 10 candidatos majoritários com os partidos de olho no fundo eleitoral e no vácuo deixado pelo atual prefeito Luciano Cartaxo que ainda não apresentou o nome que deverá sucedê-lo. Esse mês e o próximo serão decisivos para a definição da escalação dos times no campeonato pela prefeitura da Capital.