0

Eleição indireta para escolha de prefeito de Taperoá acontece nesta sexta-feira

Faltando apenas três meses para o fim do mandato, por determinação da justiça eleitoral a Câmara Municipal de Taperoá  realiza na próxima sexta-feira (11) a eleição indireta para a escolha do prefeito e do vice-prefeito de Taperoá, no Cariri paraibano.  

Segundo as regras do processo eleitoral, não é preciso ser vereador para concorrer na eleição indireta em Taperoá em cumprimento a decisão judicial emanada do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, processo n° 396-11.2016.615.0027.  Quem decidir concorrer tem até às 17h desta segunda-feira (8) para registrar chapa.

O município de Taperoá passa por uma insegurança política administrativa desde a cassação do prefeito Jurandi Gouveia, conhecido como Jurandir Pileque, e do vice, Francisco Antônio da Silva. O presidente da Câmara Municipal, Birino Brito, aliado de Jurandir, abriu mão de assumir a prefeitura por apenas três meses e convocou a eleição.

Cassação por compra de votos

No último dia 27 de agosto 2020, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba cassaram a chapa Jurandi Gouveia e Júnior de Preto, respectivamente prefeito e vice de Taperoá. A cassação foi fruto de uma AIJE impetrada pela coligação adversária após o pleito de 2016 com acusações de compra de votos e abuso do poder econômico.J urandi estava afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça em outra ação e quem estava assumindo o mandato era o vice-prefeito Júnior de Preto.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), eles teriam cometido abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. A defesa promete recorrer à instância superior.

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *