Você já imaginou votar não apenas em um candidato a vereador ou vereadora, mas em cinco? Pela primeira vez a eleição de João Pessoa para vereador terá uma candidatura diferente, um mandato coletivo com cinco candidatos, representantes de vários segmentos sociais, é o coletivo “Nossa Voz”.
O coletivo é formado pelos co-candidatos Juliana Silva (assistente social e representante da juventude), Heloisa Souza (jornalista e representante do movimento das mulheres), Joel Cavalcante (Professor e militante LGBTQI+), Marcos Freitas (servidor público e movimento consulta popular), Dona Zefinha (líder comunitária). O coletivo “ Nossa Voz” disputa a eleição na coligação do PT. O número do coletivo é o 13.555 e na urna aparecerá o nome do coletivo Nossa Voz e a foto de Marcos Freitas.
Se os postulantes do coletivo forem eleitos vão assumir o mandato e votar as matérias de acordo com o interesse dos segmentos sociais. e não pelos próprios interesses. No Brasil existe práticas de mandatos coletivos em Recife ( Pernambuco) com o PSOL e nessa eleição também tem candidatos pelo PT e pelo DEM, onde representantes de diversos segmentos unem forças para tentar alcançar uma vaga no legislativo. A prática, contudo, ainda não é regulementada pela justiça eleitoral, que reconhece apenas um nome, a divisão, contudo, é feita em comum acordo com os co-vereadores que dividem tarefas e salários.
A ideia da coletivização de mandato no país surgiu com objetivo de incluir diferentes saberes na gestão de um político, partiu do vereador João Yuji pelo antigo partido PTN, hoje Podemos, durante as eleições municipais de 2016 em Alto Paraíso (GO).