0

Bolsonaro nomeia último colocado nas eleições e reafirma seu perfil antidemocrático

A Universidade Federal da Paraíba terá que “engolir” a nomeação de Valdiney Veloso como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelos próximos quatro anos. Ultimo colocado com 5,35% dos votos o presidente da República Jair Bolsonaro não hesitou em nomear no Diário Oficial da União (DOU)  o seu aliado desconsiderando todo um processo eleitoral realizado com professores, servidores e alunos.

As eleições na UFPB foram vencidas pela professora Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, 48,44%, e Isac Almeida e Regina Celi Mendes, com 46,21%. Essa não é a primeira vez que Bolsonaro não reconhece a autonomia nas universidades federais e em pelo menos 7 universidades foram nomeados reitores que ficaram em último na lista tríplice.  A atitude do presidente só revela o seu perfil autoritário e o descompromisso com a democracia.

Durante o processo eleitoral, Valdiney Veloso apontou ser defensor das ideias do presidente Bolsonaro, a exemplo do programa Future-se, um dos principais carros chefe do Ministério da Educação em relação às universidades federais que visa participação da iniciativa privada dentro do ensino público. Até Bolsonaristas fora do meio acadêmico participaram da eleição, mesmo assim o candidato de Bolsonaro só obteve 5% ficando na última colocação.

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *