0

Movimentação de Veneziano coloca MDB na órbita do governo João Azevêdo

A ida do senador Veneziano Vital para o MDB refletirá diretamente nas eleições de 2022. Um dos principais partidos de oposição ao governo João Azevêdo, em especial na Capital com a liderança do senador José Maranhão e do ex-candidato a prefeito Nilvan Ferreira.  A chegada de Veneziano ao MDB muda os ares na legenda e fortalece a bancada pró-governo reforçando o movimento já feito pelo deputado estadual Raniery Paulino.

O próprio Veneziano, cuja atenção se concentra hoje nas eleições para a presidência do Senado Federal, revela que sua atuação no partido será no sentido a convencer e mostrar a importância da parceria com o governo João Azevêdo (Cidadania) que goza de ampla base política e boa avaliação popular.

 Veneziano sabe que essa não será uma tarefa fácil diante do eminente embate interno.  Maranhão possui forte liderança no MDB, portanto, somente após a sua recuperação e retorno às atividades políticas será possível avançar ou não nos entendimentos para as eleições de 2022, seja uma aproximação com o ex-prefeito e pré-candidato ao governo Romero Rodrigues (PSD) ou mesmo entrar na órbita dos aliados de João Azevêdo, pretenso candidato à reeleição.

A verdade é que mesmo com a divisão partidária no MDB, o governo do Estado já tem um saldo positivo com duas figuras de proa no MDB na sua base de aliados, e com perspectiva de novos apoiadores medebistas.  São movimentos importantes para um partido que saiu menor das eleições de 2020 com a eleição de apenas 10 prefeituras e com a eleição de apenas um deputado estadual em 2018, mas que com a chegada de Veneziano pode passar por uma renovação para recuperação de antigos espaços de poder em terras tabajaras.   

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *