O prefeito Cícero Lucena anunciou, na tarde desta quarta-feira (5), o pagamento de uma bonificação para todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. O gestor se reuniu com a categoria no auditório do Centro Estadual de Formação de Professores, em Mangabeira, onde revelou ainda a abertura de concurso com 250 vagas para o setor.
“Esse é o reconhecimento de que essa categoria é essencial para construirmos a saúde que sonhamos. O PSF é a porta de entrada da Saúde. São os agentes que vão até a casa das pessoas e ajudam a identificar o problema. Fiz questão de valorizar estes profissionais”, explicou o gestor, que esteve acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena.
A bonificação é um incentivo de produtividade pago aos mais de 1600 profissionais do setor de forma proporcional aos recursos remanescentes do Ministério da Saúde. De acordo com Cícero, o valor será pago até a próxima sexta-feira (7) e deve ser repetido nos próximos anos atendendo a critérios de produtividade.
O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que esta era uma categoria que estava abandonada e que agora é resgatada para atual gestão. “Estamos dando as condições necessárias para que possam realizar o seu trabalho da melhor forma possível e é assim que faremos uma saúde cada vez melhor”, afirmou.
Concurso – Com o objetivo de ampliar o trabalho de atenção básica, o prefeito Cícero Lucena anunciou que vai abrir concorrência para a contratação de 250 novos profissionais da área. Serão 100 agentes de saúde e 150 agentes de combate a endemias, que devem reforçar o cuidado com a população.Tecnologia – Outro benefício para a categoria e para a população é a modernização é a chegada dos tablets, que vão substituir as antigas fichas em papel. De acordo com a secretária municipal da Saúde, Margareth Diniz, os equipamentos devem ser entregues em até 45 dias. “Até lá, vamos começar o treinamento com os profissionais.