Com a presença em peso de autoridades dos três poderes, o ministro Alexandre de Moraes tomou posse na noite desta terça-feira (16) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador João Azevêdo representou a Paraíba na cerimônia realizada em Brasília, que reuniu cerca de 2,1 mil pessoas.

Entre os convidados estiveram o presidente Jair Bolsonaro e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e José Sarney. Fernando Henrique Cardoso foi convidado, mas não compareceu por motivos de saúde. Os candidatos à Presidência da República Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke também compareceram à solenidade.
Imagens divulgadas nas redes sociais do TSE mostram que o governador João Azevêdo entrou no auditório do tribunal no mesmo instante em que adentraram os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Vários governadores do país participaram da solenidade.
Defesa da democracia
A posse de Alexandre Moraes havia ganho, nos últimos dias, caráter de reafirmação da democracia e de defesa do sistema eleitoral do país, principalmente diante dos ataques sem provas do presidente Bolsonaro às urnas eletrônicas.
O próprio Moraes tem sido alvo de ataques verbais de Bolsonaro. Na solenidade desta terça, o presidente se sentou ao lado do novo comandante do TSE na tribuna da Corte. Do outro lado de Moraes, sentou-se Fux.
Veja vídeo da chegada de Lula e governadores
Fonte: Paraíba Já e G1
.