O paraibano Maurício Renato de Souza foi designado pelo governo federal para assumir interinamente o Ministério de Minas e Energia, até o próximo dia 29 devido a uma viagem internacional do ministro ALexandre Silveira. Maurício é natural de João Pessoa e tem 48 anos. Desde o dia 08 de fevereiro de 2023, assumiu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro Alexandre Silveira no Ministério de Minas e Energia.
Maurício Souza explicou com exclusividade ao Click PB que vai dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pelo titular na pasta, Alexandre Silveira, que teve que se ausentar para missões no exterior.
“A interinidade serve para uma emergência. O ministro deixou sua equipe aqui toda bem montada e temos trabalhado para baixar o preço do gás e do combustível para que onere menos o bolso do brasileiro”, explicou dizendo ainda que assume a função com muita tranquilidade.
Souza defendeu também que é preciso mostrar ao mundo a importância da mineração brasileira, que segundo ele, tem potencial para atrair muitos investidores internacionais.
Licenciado em história pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maurício tem título de estudos avançados pela Universidade de Salamanca na Espanha e é doutorando do programa “Passado e Presente dos Direitos Humanos”. Ainda de acordo com o currículo do paraibano, ele é recém-formado em direito, com aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Na vida pública, Souza atuou como chefe do cerimonial do governo da Paraíba no primeiro mandato de Ricardo Coutinho, entre os anos de 2011 e 2014. Também foi chefe de gabinete da vice-presidência do senado durante o mandato de Cássio Cunha Lima (PSDB) e Antônio Anastasia (PSD), entre os anos de 2017 e 2021.
Ainda atuou na presidência do Conselho de Saúde do Sistema Integrado de Saúde do Senado Federal (SIS) e no setor de relacionamento com os órgãos do Governo Federal e Assessoramento ao Diretor Jurídico da Presidência do Senado (Fev/2021 a Mar/2022). Também foi chefe de gabinete do Senador Alexandre Silveira (Mar/2022 a Dez/2022).
Confira portaria:
Redação com Click PB