O prefeito de Sumé e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (CISCO), Éden Duarte, participou na tarde desta segunda-feira (24), em João Pessoa, de reunião sobre ações integradas em Segurança do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública (UNISEG).
Éden Duarte destacou a importância da reunião para conhecer a experiência do Consórcio de Segurança Pública e promover a troca de experiências com o Cisco no sentido de discutir um modelo no âmbito dos municípios do Cariri paraibano.
“Tenho procurado, enquanto Presidente do Consórcio de Saúde, buscar e compartilhar experiências de consórcios públicos formados ou em formação com o propósito de trazê-las para o Cariri por meio do CISCO. A implantação do SIM (Selo de inspeção Municipal) é um exemplo disso, assim como a discussão sobre políticas de segurança pública”, destacou Éden.
Presidido na Paraíba pelo prefeito de Soledade, Geraldo Moura, o encontro reuniu prefeitos dos 16 municípios paraibanos integrantes do UNISEG que são corresponsáveis pela definição e implantação de estratégicas de prevenção e controle da criminalidade e violência como preconiza a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Uma das pautas defendidas pelo UNISEG é a transferência fundo a fundo para os municípios, como ocorre com a saúde.
“O nosso objetivo é unir os esforços dos municípios consorciados em nossa região para aprimorar a segurança pública em várias áreas por meio da realização de operações conjuntas com o governo Federal e Estadual, na aquisição compartilhada de equipamentos e a capacitação conjunta de agentes de segurança”, explicou Geraldo Moura.
A Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, criada pela Lei Federal n° 13.675/2018, e a instituição do Sistema Único de Segurança propõe deveres e responsabilidades aos integrantes estratégicos dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal) em que os municípios são classificados como integrantes estratégicos no combate a violência e criminalidade.