O Governo do Estado publicou o edital para concurso que oferece 1.100 vagas para soldado, sendo 900 para a Polícia Militar (810 para o sexo Masculino e 90 para o sexo Feminino) e 200 para o corpo de bombeiros militar (180 para o sexo Masculino e 20 para o sexo Feminino) As informações estão na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (28).
O concurso é de ensino médio e as inscrições terão início na próxima terça-feira (1º), no site www.ibfc.org.br. A remuneração inicial do cargo é de R$ 4.206,87, que pode ter adicionais através de plantão extra remunerado e gratificações específicas de funções.
O certame é composto por quatro etapas. A primeira é o exame intelectual, que tem uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e uma redação.
As disciplinas cobradas são Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Geografia e História da Paraíba, língua estrangeira: Inglês ou Espanhol, noções de Informática e noções de Direito e Sociologia.
A segunda etapa é o exame psicológico. A terceira, o exame de saúde. E a última etapa são os testes de aptidão física, com exercícios em barra fixa, abdominal, corrida de 100 metros, corrida de 2.400 metros, salto em altura ou natação – a depender da escolha se é para PM ou para bombeiro.
As inscrições custam R$ 120 e devem ser feitas até o dia 30 de agosto. Podem pedir isenção da taxa os doadores de sangue, de plasma sanguíneo, de medula, transplantados e doadores que pertençam a família inscrita no CadÚnico e doadoras de leite materno, desde que atendidos os requisitos e no prazo descritos no item 6 do edital.
Antes de realizar a inscrição, o candidato deve olhar atentamente o edital e observar se preenche os requisitos, a exemplo da altura mínima (1,60 m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino), os limites de idade (18 anos no mínimo e 32 anos no máximo, no ano da matrícula no curso de formação) e não ter antecedentes criminais ou policiais.
As exigências completas constam no Diário Oficial ou no site da PM, na aba Informações Concursos.