Continua rendendo a exoneração do ex-reitor do Instituto Federal da Paraíba, o professor Cícero Nicácio, que ocupava cargo de pró-reitor de extensão do IFPB. Ele revelou que o ato foi tomado de maneira repentina e que a reitora Mary Roberta teria lhe informado por telefone taxativamente que queria o cargo de volta. Ele ponderou que precisava de alguns dias para se desligar, mas foi avisado que a demissão seria imediata: “Aceitei respeitosamente. Não pude sequer me despedir da minha equipe e fiquei reflexivo imaginando que razões teriam levado a reitora a agir de maneira tão taxativa”.
Mary esteve em viagem institucional à China do dia 17 ao dia 22 de julho. No período, Cícero Nicácio esteve em Brasília em compromissos profissionais. Cícero e alidos apoiaram a eleição da atual reitora e o rompimento dos dois pegou de surpresa a comunidade acadêmica.
No vídeo, ele questiona se a atuação dele em prol do IFPB teria incomodado a reitora que nas palavras do professor estaria “ausente e inerte”.“Cheguei à conclusão que nessa gestão não há mais lugar para mim”, conclui ele na reflexão compartilhada nas redes sociais.
Nicácio em relação à entrega feita a ele de um memorial elaborado por servidores que contestavam os métodos empregados pela reitora do IFPB: “Eu talvez tenha dito algo que ela não tenha gostado. Eu considerei as ponderações dos servidores muito adequadas”.
Mais do que isso, Nicácio diz ter tomado conhecimento, anteriormente, de denúncias graves de irregularidades na gestão de Mary Roberta numa reunião em que a própria reitora havia participado. “Um servidor público fez denúncias muito graves e disse que estavam ocorrendo irregulariedades na Funetec. Eu alertei que ela tinha obrigação de determinar que o servidor apresentasse formalmente a denúncia. Infelizmente, ela se recusou a cumprir com seu dever. Muito preocupado com essa situação, eu encaminhei uma mensagem ao servidor, para o email oficial dele, e reconstitui todos os fatos ocorridos na reunião e o interpelei para que ele apresentasse a denúncia e as provas, bem como os nomes de servidores que estariam envolvidos. Enviei tudo com cópia para a reitora e para a pró-reitora. Aguardo resposta até hoje”, explicou Nicácio.
Resposta da reitora
A reitora Mary Roberta emitiu uma nota na qual ela comenta algumas das recentes mudanças na equipe, mas evita entrar na polêmica direta suscitada pelo ex-pró reitor de Extensão. Mary confirma a existência de “inconsistências entre o Relatório de Gestão do ano de 2022” da Funetec e a legislação pertinente, mas garante que os fatos já estão sendo apurados.
Ela, contudo, não entra no mérito do desligamento de Cícero Nicácio, afirmando somente que “mudanças e substituições na equipe do IFPB ocorrem num contexto de ampla normalidade e fazem parte do cotidiano administrativo”.
Confira a nota:
“A reitora do Instituto Federal da Paraíba, professora Mary Roberta Meira Marinho, em face as recentes mudanças na composição de sua equipe gestora, vem a público fazer os seguintes esclarecimentos:
Com relação a alternância na gestão da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), a decisão foi aprovada pelo Conselho Curador do órgão por unanimidade. A mudança do superintentente foi motivada após recebimento de relatório de Comissão legalmente constituída, que apontou inconsistências entre o Relatório de Gestão do ano de 2022 da referida Fundação e a aplicação da legislação pertinente. Fatos que já estão sendo devidamente apurados junto as instâncias competentes.
As demais mudanças e substituições na equipe do IFPB ocorrem num contexto de ampla normalidade e fazem parte do cotidiano administrativo. Consequência natural do direito discricionário inerente ao exercício do seu mandato.