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Pedágio nas rodovias federais da PB, uma contramão do governo Lula

Uma informação trazida ontem pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), gera preocupação para motoristas que trafegam pelas rodovias federais no estado da Paraíba. Em tom de naturalidade ele revelou a intenção de entregar a iniciativa privada a operacionalização e manutenção das BR-230 e BR 101 nos trechos da Paraíba e em outros trechos no Nordeste.

A sinalização do ministro preocupa e preocupa também o silêncio retumbante da bancada federal sobre tal iniciativa que ocasionaria os “famosos pedágios” que cobram um preço “salgado” pela passagem de veículos de pequeno, médio e grandes portes. O ministro do MDB terá o mesmo empenho para criar pedágios em seu estado, as Alagoas?

Primeiro porque ocasionaria prejuízo ao próprio potencial logístico e turístico da Paraíba, grande rotas rodoviárias de transporte logístico que liga o Nordeste ao Centro Oeste, Sul, Sudeste e Norte e aos cidadãos que trafegam regularmente nas rodovias. Estradas federais que ainda que pessem problemas pontuais, como na BR-101 trecho para o Rio Grande do Norte e a BR-412 praça do Meio do Mundo podem ser revolvidos com o mínimo de prioridade do DNIT e os impostos federais como o IPVA.

Segundo pelo fato da Paraíba possuir uma das melhores malhas rodoviárias do País, principalmente as rodovias estaduais, sem nunca ter tido pedágio e depois, e não menos importante, ver o Governo Federal investir quase meio bilhão de reais em em recursos públicos na triplicação da BR-230 e melhorias na BR-101, sentido litoral Norte até a fronteira com o Rio Grande do Norte.

O argumento do ministro Renan Filho que os pedágios teriam valores mais “baratos”, já que a concessão aconteceria após os investimentos públicos nas melhorias não se sustenta, até porque nenhuma empresa operacionalizaria com prejuízos por mais de um ano e sem a perspectiva de em pouco tempo cobrir os investimentos realizados para prestação do serviço e pela manutenção da qualidade das estradas.

Em outros estados como o Rio de Janiero e São Paulo, o que se vê, são dezenas de pedágios com preços que variam de R$ 18 a R$ 20 reais carro e R$ 30 a R$ 32 caminhões por trecho na Via Dutra. Os pedágios que ligam o Rio de Janeiro a Cabo Frio, com barreiras indo e vindo, ocasiona um aumento significativo de cerca de R$ 35 reais por viagem. E quem precisa fazer o trajeto diariamente como fretista ou motoristas profissionais sentem no bolso.

Enfim, essa é uma proposta descabida e desproposital, principalmente partindo de um governo e um presidente com base socialista e que não pode perder sua essencia, já que não tinha em seu plano de governo a ação de privatizar estradas federais. Essa é uma medida desproposital e merece uma atenção e ação efetiva da bancada federal da Paraíba.

Clóvis Gaião

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