Os Comitês Estadual e Municipal de Campina Grande, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba divulgaram, de forma conjunta, na manhã desta terça-feira (14), uma nota de desagravo em solidariedade à vereadora Jô Oliveira (PCdoB), da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG). A nota é assinada pela presidente estadual da legenda, Gregória Benário, e pela presidente do PCdoB campinense, Glauce Jácome.
Primeira mulher negra na história de Campina Grande eleita para a Câmara de Vereadores, Jô Oliveira foi atacada “de forma vil, irresponsável e indigna, por parte de um cidadão, que se diz representante de um suposto Movimento Negro de Campina Grande (MNCG), instituição inexistente e agrupamento fantasioso”.
A seguir, a íntegra da nota de desagravo emitida pelo PCdoB:
NOTA DE DESAGRAVO
O Partido Comunista do Brasil vem a público manifestar plena solidariedade e irrestrito apoio à camarada Jô Oliveira, primeira vereadora negra na Câmara de Vereadores de Campina Grande.
Jô Oliveira foi atacada de forma vil, irresponsável e indigna, por parte de um cidadão, que se diz representante de um suposto MNCG (Movimento Negro de Campina Grande), instituição inexistente e agrupamento fantasioso, criação individual desta mesma pessoa. Não se sabe a mando de quem ou a qual oligarquia campinense esta pessoa está a serviço.
Quem ataca um mandato, que tem sido a voz dos excluídos, e incomodado aos donos do poder em Campina Grande, por sua oposição responsável e incansável em defesa das trabalhadoras e trabalhadores e da causa antirracista e de todas as minorias sociais? Quais interesses escusos por trás desta manifestação espúria?
A história é implacável com liquidacionistas e oportunistas, que são utilizados como feitores da Casa Grande, para manchar a honra de uma mulher negra, que ousa desestabilizar o sistema imposto contra os oprimidos(as) e explorados(as). Por trás deste tipo de manifestação há uma boa dose de machismo, racismo e misoginia.
Conhecedores da marcha irrefreável da história rumo ao futuro, trazemos em nossa pele as marcas da tortura, os dramas dos calabouços, a fortaleza da resistência e todas as nuances perversas do enfrentamento a todas as formas de opressão. A nossa história de 101 anos de luta por um Brasil soberano, democrático e justo nos credencia a lutar sempre.
Mais uma vez, nesta Moção de Desagravo, o PCdoB manifesta sua total solidariedade à vereadora Jô Oliveira, uma guerreira incomum, uma liderança que se agiganta no cenário político da Paraíba e do Brasil, uma verdadeira pérola política, que nos honra e nos orgulha em tê-la em nossos quadros, por suas atitudes e conduta irretocável em defesa da equidade, da justiça social e de todas as causas mais urgentes do nosso povo oprimido.
João Pessoa, 13 de novembro de 2023.
Gregória Benário – Presidenta Estadual do PcdoB na Paraíba
Glauce Jácome – Presidenta do PCdoB de Campina Grande