O PSDB da Paraíba encomentou pesquisa interna sobre as eleições de 2024, na Rainha da Borborema, e o resultado ligou o “sinal de alerta” na cúpula tucana que declarou apoio a reeleição de Bruno Cunha Lima (PSD).
Pelos números, na pesquisa estimulada, o deputado federal Romero Rodrigues (PSC), com 37% venceria, com quase o dobro de diferença. Romero não anunciou sua candidatura, mas na linguagem futebolistica “joga parado”. Já Bruno registrou apenas 19%.
Os dois são seguidos do deputado Inácio Falcao do PC do B (12%) e da senadora Daniella Ribeiro (10%) do PSD. Já o secretário de Saúde do estado, Jhony Bezerra, obteve apenas 2%. Os três integram a base do governador João Azevêdo e atuam no campo das oposições na cidade.
Em um segundo cenário (também estimulado), Romero aparece com 42% e Bruno, 21%. Aliás, em todos os cenários com Romero na disputa, Bruno perderia.
Cenário sem Romero
Sem Romero, o atual prefeito só ganharia se fosse para a disputa direta com o deputado Inácio Falcao (PCdoB) ou com Daniella (PSD), que tem o nome lembrado, mas não oficializou a pré-candidatura, e ainda assim, empatados tecnicamente. Em relação à rejeição, Bruno teria 29% enquanto Romero, uma das menores entre todos os citados: 3%.
A pesquisa chegou às mãos do partido semana passada e é um bom balizador de que as relações interpessoais, leia-se Romero e Bruno, precisam melhorar se o grupo quiser chegar realmente unido a 2024. Do contrário, a oposição poderá encontrar o espaço que busca.
A pesquisa mediu ainda as gestões de Bruno e do governador João Azevêdo em Campina. A gestão do atual prefeito, entre ‘ótima’ e ‘boa’, chega a 30%. Já a do socialista, o percentual somado é de 36%.
Em relação a ‘ruim’ e ‘péssima’, Bruno alcança 35% e João Azevêdo, 17%. Algumas ações do prefeito Bruno como a exoneração de mais de 8 mil contratados, a relação com aliados, e o fato da Prefeitura ter dispensado convênios para o Opera Paraíba e construção de creche oferecidas pelo governo do Estado pesam na má avaliação, pois o governo tem investido em obras e ações na cidade.
Redação com blog de Sony Lacerda