O prefeito de Serra Branca, Vicente Filho, Souzinha, ao fazer a reforma da principal praça do município, também demonstra sensibilidade e resgata a história do personagem que dá nome a um dos locais mais importantes e frequentados pelos moradores e visitantes.
Após duas décadas de esquecimento e descaso, a Praça volta a ter a sua identidade, com a instalação de um painel com o nome do espaço público, Joaquim Gaudêncio Correia de Queiroz, após solicitação do advogado Guilherme Gaudêncio e outros familiares. Uma ação simples, mas que demonstra sensibilidade com o resgate da história do município, construído com trabalho e dedicação de várias famílias Serrabranquenses.
Por mais que tentem, ninguém por mais poderoso que seja, pode apagar a memória das famílias que ajudaram a construir Serra Branca. Meu bisavó paterno, Joaquim Gaudencio, foi comerciante e ex-prefeito de São João do Cariri, quando Serra Branca ainda era distrito, e viveu, criou seus filhos entre eles meu avô Clóves Torreão e tios-avós Nelson, Dulce, Zé, Manoel, Oswaldo, Aimar, sempre com foco no trabalho, na caridade e honestidade.
Além dele, outros comerciantes, agricultores, como meu também bisavô, Joaquim de Andrade Gaião, fundador da saudosa Casa Gayão, que funcionou em Serra Branca, Sumé e outros municípios do Cariri, de Antônio Bezerra, idealizador de outro importante armazém, Sebastião de Sousa, Dona Isaura, João Bezerra, Beno Ribeiro, Antônio Trajano e tantos outros, que resistiram e nunca abandonaram a Rainha do Cariri. Edificações do século passado, mas com suas arquiteturas preservadas por suas famílias.
Desde a ano de 2006, o Busto do seu Quinca, foi retirado da antiga praça (aliás, bem mais bonita e arborizada) para uma reforma por parte da prefeitura e nesse período a estátua estranhamente sumiu, desapareceu, e até hoje ninguém tem uma resposta sobre o seu paradeiro. Na época se tentou a todo custo apagar a memória chamando o local de Praça da Matriz, Praça Central… Uma demonstração de descaso com o patrimônio histórico e a memória de uma família que contribuiu para a emancipação e o desenvolvimento do município e da região, patrocinado na época pelos adversários políticos da família Gaudêncio de Queiroz.
Até hoje não se sabe onde está o busto de Joaquim Gaudêncio, mas nem por isso a sua memória e seu legado serão esquecidos pelos familiares, amigos e verdadeiros serrabranquenses.
Veja Vídeo com Clóvis Gaião de Queiroz, bisneto de Joaquim Gaudêncio de Queiroz