O Farol do Desenvolvimento da Paraíba (FaroldaPB) está lançando o programa ‘Farol Educativo’. Uma série de palestras acerca de temas alinhados com a missão de trazer soluções e desenvolvimento para o Estado.
O primeiro encontro do programa será realizado nesta quinta-feira (21/03) e contará com a presença ilustre de Pedro Bertolucci, ex-prefeito de Gramado (RS) e criador de um dos mais famosos eventos turísticos do Brasil: o Natal Luz.
O evento acontecerá a partir das 18h30, no Auditório Master Uniesp e as inscrições só poderão ser realizadas sob convite. Na ocasião, Bertolucci ministrará uma palestra sob o tema: “O Sucesso de Gramado e Serras Gaúchas“.
O Natal Luz
O Natal Luz que, atualmente, é considerado um dos maiores ‘cases‘ de sucesso no setor do Turismo brasileiro, foi criado em 1986 pelo então prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, e pelo então secretário de Turismo, Luciano Peccin que, inspirados nas luzes que enfeitam casas norte-americanas, resolveram fazer o mesmo na cidade que, naturalmente, possuía grande potencial para tornar a ocasião um indiscutível atrativo.
Durante o Natal Luz, a cidade de Gramado, localizada nas Serras Gaúchas, é transformada em um parque temático natalino que atrai milhares de turistas anualmente e alavanca a economia não mais apenas de toda a cidade, mas de toda a região.
O evento surgiu a partir da necessidade de revitalizar a tradicional Festa das Hortências que originou à Fearte e o Festival do Cinema, bem como, para reverter o baixo fluxo turístico que era registrado no período natalino em Gramado.
O FaroldaPB
O FAROL DE DESENVOLVOLVIMENTO DA PARAÍBA, nasceu por iniciativa de expressivas lideranças oriundas do sistema produtivo privado, da academia e da sociedade civil organizada, movidas por um sentimento colaborativo, formando uma aliança capaz de conectar a vivência dos que diuturnamente fazem acontecer, com o conhecimento tácito e científico, associando as expertises de entidades e profissionais que se dedicam às formulações de pensamentos e estratégias relacionadas ao desenvolvimento.
Algumas premissas básicas foram adotadas para definição do perfil dos integrantes deste movimento. Citando algumas delas, destacamos as seguintes: serem apaixonados pela Paraíba, comprometidos, agregadores, líderes influentes, empresários pertencentes a qualquer dos setores produtivos da Paraíba, profissionais com expertises em áreas técnicas/científicas, representantes de importantes conselhos profissionais e possuidores de uma boa rede de relacionamentos.
São 47 lideranças que representam milhares de CNPJs, em 6 setores e 23 segmentos da iniciativa privada, da academia e da sociedade civil organizada. Cada integrante participa das atividades do FAROL, que ocorrem quinzenalmente em encontros/cafés da manhã, sem que haja terceirização do compromisso de estarem presentes, por decisão própria do grupo de não ser aceita a prática de se enviar representantes.