Em Cruz das Armas, moradores celebraram a autorização da Prefeitura para a construção da Cozinha Comunitária do bairro – equipamento que vai garantir 600 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social, dentro do programa ‘Bora Comer’. O prefeito Cícero Lucena assinou a ordem de serviço nesta segunda-feira (20) e destacou a ampliação desse serviço, que está passando de seis para nove cozinhas na atual gestão.
Cícero Lucena lembrou que havia autorizado a construção da Cozinha Comunitária de Mandacaru e adiantou que o bairro do Alto do Mateus será a próxima. “A Prefeitura hoje fornece 6.500 refeições diárias nesse programa de segurança alimentar, que se preocupa com o almoço, com a terceira refeição e também com o programa Pão e Leite, que atende a 10 mil famílias. Com essas três novas cozinhas, vamos então passar num total de mais de oito mil refeições durante o dia, fora o café da manhã de 10 mil famílias”, afirmou o prefeito.
Função social – A secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Norma Gouveia, disse que as cozinhas comunitárias vão ter, além da segurança alimentar, capacitações, para fazer todo um trabalho integrado com outros equipamentos. “Então, a finalidade da cozinha não é ser a cozinha só por ser, é fazer a segurança alimentar, integrar a comunidade, expandir a política pública e tornar o equipamento o elo de ligação das pessoas que moram aqui nessa comunidade”, destacou.
Inácio Ramos lembrou que o bairro contava com uma Cozinha Comunitária, construída há 20 anos que foi fechada e não teve mais utilização. Ele comemorou que agora crianças, adultos e idosos terão almoço e jantar de forma gratuita, todos os dias. “O prefeito construiu a cozinha lá atrás, que foi fechada. As pessoas aqui, muita gente mesmo, precisa desse serviço. Hoje é um dia de alegria”, enfatizou.
Rede de segurança alimentar – A Prefeitura de João Pessoa conta com seis Cozinhas Comunitárias, com mais três em processo de construção – Alto do Mateus, Mandacaru e Cruz das Armas. Ainda fazem parte dessa rede, integrada ao programa Bora Comer, dois Restaurantes Populares, o Banco de Alimentos, além do Pão e Leite.
Confira todas as intervenções, com investimento de R$ 665 mil e prazo de conclusão de seis meses:
Substituição de piso; coberta;
instalações hidrossanitárias e pluviais;
instalações elétricas;
instalações especiais – spda;
execução de reservatório;
construção de calçada com rampas e piso tátil;
construção de refeitório para 54 pessoas;
instalações de prevenção e combate à incêndio.