Monteiro pode ser a primeira cidade do interior a contar com um serviço especializado em doenças raras. A implantação de um Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras é uma das propostas da pré-candidata Ana Paula Oliveira (PSB), que disputa a Prefeitura com o apoio da prefeita Anna Lorena. A proposta está presente no Plano de Governo apresentado pela coligação à Justiça Eleitoral durante o registro da candidatura.
Ana Paula, que foi secretária de saúde da gestão de Anna Lorena, explica que esse é um público que requer uma atenção muito especial pois sofre de síndromes de difícil diagnóstico e que na maioria das vezes ainda não possuem cura. “Com o Centro podemos dar uma atenção qualificada, um cuidado especial que vai facilitar a vida dessas pessoas e permitir uma maior inclusão. Essa é uma política ampla que está associada ao nosso compromisso também com pessoas com deficiência”, explicou.
Até hoje, João Pessoa é a única cidade do estado a contar com este tipo de serviço, uma parceria com o Governo Federal. O Centro deverá garantir acolhimento por uma gama de profissionais, incluindo médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Além disso, poderá garantir a realização de exames para facilitar o acesso dos pacientes.
A prefeita Anna Lorena celebrou a proposta e destaca que Ana Paula é a melhor pessoa para tocar os avanços na cidade. “Paula conhece de perto o nosso município e sabe quais as nossas conquistas e onde precisamos avançar. Essa é uma proposta muito importante e que mostra como ela está atenta a tudo e pronta para gerir nossa cidade”, destacou.