O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou, nesta quarta-feira (21), o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, que posicionou João Pessoa como a 4ª cidade mais competitiva do Nordeste. A capital da Paraíba avançou quatro posições em relação ao levantamento anterior, alcançando a 157ª colocação no ranking geral do Brasil.
Campina Grande caiu no ranking do Centro de Liderança Pública (CLP). O município perdeu 36 posições em relação a 2023. ntre os municípios nordestinos, Campina Grande é o 13º, enquanto ocupa a 232ª posição no ranking nacional, com nota 49.53.
O ranking é uma ferramenta crucial para avaliar a gestão pública no país e examina a competitividade dos municípios em dez áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.
João Pessoa ficou atrás apenas das cidades de Recife (1ª posição), Fortaleza (2ª posição) e Teresina (3ª posição) no Nordeste. No cenário nacional, a cidade paraibana obteve uma nota normalizada de 52.59, demonstrando um progresso significativo em sua competitividade.
O Ranking de Competitividade dos Estados, também publicado pelo CLP, fornece uma análise detalhada das capacidades competitivas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, destacando a importância de avaliar e orientar a atuação dos líderes públicos para melhorar o desempenho das administrações municipais e estaduais.