0

Após zerar filas, Prefeitura de JP segue com busca ativa junto à população para realizar novos procedimentos

Após zerar a fila de procedimentos em diversas áreas e especialidades através de mutirões, convocações e ações junto à população, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue fazendo uma busca ativa de pessoas que ainda necessitem da realização de procedimentos que, porventura, estejam pendentes ou deixaram de ser executados pelos usuários do serviço.

A gestão municipal entende que, apesar de ter eliminado as filas, ainda deve existir uma demanda por consultas, exames e cirurgias, nas mais diversas especialidades, que vem surgindo ao longo do tempo e que, atualmente, a agilidade e a rapidez do serviço proporciona essa nova busca por usuários que outrora deixaram de realizar algum procedimento de saúde.

“Nos últimos anos, a Prefeitura de João Pessoa realizou uma série de ações e mudanças a fim de diminuir o tempo de espera por consultas especializadas e procedimentos. A ampliação e requalificação dos serviços, contratação de novos profissionais, assim como a abertura de novas unidades, possibilitou o fim da demanda reprimida, zerando as filas que existiam há anos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira.

Fim da espera – Em alguns casos, a exemplo da antiga ‘fila do osso’, a Prefeitura de João Pessoa realizou uma grande força tarefa para encontrar todos os pacientes que faziam parte da lista. A busca ativa segue acontecendo e todos que necessitam de uma cirurgia ou exame, que podem acessar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e fazer a solicitação do conforto da sua casa.

Dentre as mais diversas especialidades, a gestão em Saúde da Capital zerou as filas para procedimentos de cirurgias vasculares, laqueaduras, ortopédicas, de nefrologia, além de pessoas com demandas mais complexas, como é o caso de cirurgias de próstata ou exames de ultrassonografia morfológica.

Como procurar o serviço – Além do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, qualquer cidadão pode também procurar uma unidade de saúde da família (USF), no sentido em que seja dado o encaminhamento mais adequado ao tratamento de saúde que, dependendo de cada caso específico, pode ou não gerar um encaminhamento para um cuidado especializado.

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *