0

Instituto de pesquisa que aponta vantagem de Bruno errou resultado de várias cidades no 1º turno

O Instituto de pesquisa Exatta, que divulgou pesquisa nesta terça-feira (15) com favoritismo para o atual prefeito, foi um dos que mais errou durante o primeiro turno em cidades do Nordeste, notadamente do estado vizinho de Pernambuco. No primeiro turno das eleições, pesquisas encomendadas pelo grupo do atual prefeito Bruno Cunha Lima, indicavam que não haveria segundo turno em Campina Grande.

Na maioria dos acertos, estão os municípios em que a diferença de votos era nitidamente significativa entre os candidatos. Nos demais, os candidatos que apareciam na liderança da pesquisa perderam com a eleição do candidato que aparecia na segunda colocação.

Na cidade de Surubim, onde a população gira em torno de 65 mil pessoas e os dois principais candidatos estavam com a preferência do eleitorado bem dividida, o instituto não conseguiu acertar e apontou a liderança da candidata adversária que nas urnas obteve 44,95%, enquanto o segundo colocado na pesquisa foi eleito com 47,13 dos votos válidos.

O mesmo ocorreu em Bom Conselho e municípios, onde existia um cenário de maior acirramento e o Instituto Exatta mostrou cenário de vitória para o candidato à reeleição Danniel Godoy, mas o vitorioso foi Dr Edézio, candidato da oposição.

Em outra situação ainda mais inusitada, o instituto apontava empate técnico entre as duas candidatas à prefeita do município de Sertânia, que teve eleita a candidata da oposição com uma surpreendente margem de 10% sobre a adversária da situação.

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *