As bancadas do Progressista e do Podemos anunciaram apoio a candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos- PB) para a presidência da Câmara dos Deputados a ser realizada no dia 1º de fevereiro. Hugo conta com o apoio oficial do atual presidente, Arthur Lira (PP), Hugo vem arregimentando apoios na base de apoio com partidos aliados do presidente Lula e também de oposição.
Com o apoio do Podemos, com 14 deputados, e o PP com 50 deputados e do próprio Republicanos com 44, a candidatura do paraibano ganha força nos partidos considerados do Centrão. Os paraibanos Aguinaldo Ribeiro (PP) e Mercinho Lucena (PP), Romero Rodrigues, Ruy Carneiro, ambos do Podemos, e Murilo Galdino e Wilson Santiago, ambos do Republicanos seguem seus partidos e reforçam o apoio a candidatura de Hugo.
Nesta quarta-feira (30), a presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), destacou, em coletiva à imprensa, que a decisão foi tomada “por unanimidade” e pela “parceria” que sempre tiverem.“O apoio é, acima de tudo, pela parceria que o Podemos sempre teve com o Republicanos. No começo, o Podemos não tinha nem um parlamentar, o Republicanos tinha oito deputados e, hoje, crescemos juntos de mãos dadas. Essa parceria precisa continuar”, disse Renata Abreu.
Para o líder do Podemos na Câmara, deputado Romero Rodrigues (PB), Hugo Motta é a escolha ideal para o cargo. “Ele concentra todas as características e atributos, ao nosso entendimento. É o melhor perfil, neste momento de polarização, para representar o povo brasileiro. Com certeza absoluta, ele vai pautar os projetos importantes para o crescimento e desenvolvimento do Brasil”.
Hugo Motta ressaltou a importância e compromisso do partido. “Hoje, a nossa candidatura ganha mais um recurso, ganha a chegada de um partido que contribui numérica e qualitativamente no debate que queremos fazer em prol do país. Eu não tenho a menor dúvida de que o Podemos fará ao nosso lado, ao lado do Progressistas, que anunciou o apoio ontem, a construção de uma candidatura vitoriosa”.
Por fim, Hugo Motta afirmou que vai seguir dialogando com os outros partidos para formar um bloco parlamentar forte e majoritário na Casa.