União Brasil fechou apoio ao candidato do Republicanos à presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A definição saiu de uma reunião da cúpula do União Brasil com a bancada, no final da manhã da quinta-feira (31).
Motta já havia aberto diálogo com presidente da legenda, Antônio Rueda, e com o primeiro-secretario, ACM Neto, além do próprio candidato adversário, Elmar Nascimento, que não teve outra alternativa a não ser abrir mão da disputa.
O partido ainda prepara um anúncio e quer decidir com o candidato do Republicanos espaços que a sigla terá na próxima legislatura. Como informado pelo analista Caio Junqueira, o União sinalizou que gostaria de ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o principal colegiado da casa.
Mas o Republicanos rejeitou em razão de acordos já firmados e a negociação que entrou na mesa é a entrega ao União da relatoria-geral do Orçamento de 2026.
Nesta quinta-feira (31), Hugo Motta ainda deverá se reunir com Ronaldo Caiado, cacique do União Brasil e governador de Goiás.