O deputado Adriano Galdino (Republicanos), foi reeleito por aclamação nesta terça-feira (26) para presidir a Casa de Epitácio Pessoa no biênio 2025-2026. Atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Galdino venceu eleição com chapa única. Ele terá como vice-presidente Felipe Leitão (PSB).
A nova eleição ocorreu após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu que a antecipação da escolha das mesas diretoras só é permitida a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato.
Adriano Galdino disse que atuou com muita paciência e equilíbrio ouvindo a todos os deputados, tanto da base como da oposição, respeitando as diferenças de cada um e suas maneiras de agir.” Vamos continua nessa batida ouvindo o governador João Azevêdo, os deputados e mantendo a independência do poder legislativo. Encontrar dentro das diferenças, o que é possivel nos unir”.
Embora Galdino tenha sido eleito em fevereiro de 2023 para o mesmo período, optou por realizar um novo pleito para cumprir a determinação do STF, apesar de não existir uma decisão específica para a ALPB.
A votação foi realizada com uma única chapa liderada por Adriano Galdino e teve a participação de 35 dos 36 deputados estaduais. Walber Virgolino (PL) foi o único que não compareceu, tendo votado em Galdino em 2023, mas justificou sua ausência desta vez por ter outros compromissos. Mesmo assim ele foi indicado corregedor parlamentar.
O vice-presidente eleito foi Felipe Leitão, da bancada governista, que também havia sido eleito vice-presidente na eleição de fevereiro de 2023 e o 1º secretário é Tovar Correia Lima, da bancada da oposição.
Confira Mesa Diretora do segundo biênio (2025-2026)
A nova composição conta com maioria dos parlamentares da bancada do governo, com seis parlamentares da oposição e dois que estão indefinidos após as eleições municipais.
Deputados Governistas 9
Deputados Oposição 6
Independente/ Indefinidos 2
- Presidente: Adriano Galdino (Governo)
- 1º Vice-presidente: Felipe Leitão (Governo)
- 2ª Vice-presidente: Cida Ramos (Governo)
- 3º Vice-presidente: Taciano Diniz (oposição)
- 4º Vice-presidente: Caio Roberto (Governo)
- 1º Secretário: Tovar Correia Lima (Oposição)
- 2º Secretário: Eduardo Carneiro (Governo)
- 3º Secretário: Anderson Monteiro (Oposição)
- 4º Secretário: Jane Panta (Independente)
- 1º Suplente: Sargento Neto (Oposição)
- 2º Suplente: Galego Souza (Independente)
- 3º Suplente: Eduardo Brito (Governo)
- 4º Suplente: Júnior Araújo (Governo)
- Corregedor Parlamentar: Wallber Virgolino (Oposição)
- 1º Corregedor: Branco Mendes (Governo)
- 2º Corregedor: Jutay Meneses (Governo)
- 3º Corregedor: George Morais (Oposição)