0

Banda Papangu lança edição exclusiva de Lampião Rei pelo selo paraibano TaiobaDiscos


O álbum Lampião Rei, da banda paraibana Papangu, será lançado pela primeira vez em vinil no Brasil, em uma edição limitada de 180 gramas com vinil translúcido, capa envernizada e encarte exclusivo.

O projeto é fruto de uma parceria com a Taioba Discos, selo fonográfico e loja de discos localizada em João Pessoa, que tem como missão valorizar a música independente paraibana.

Lampião Rei é uma obra conceitual que mistura a história e o folclore do cangaço com uma sonoridade experimental combinando rock progressivo, jazz, sludge metal, maracatu e baião. O álbum se destaca pela sua riqueza narrativa e musical, que celebra a identidade nordestina em
um contexto contemporâneo.

Dentre as faixas, merecem destaque Oferenda no Alguidar, com percussão nordestina e sintetizadores modernos, bem como Acende a Luz, uma suíte progressiva que introduz o ouvinte ao realismo mágico da obra, e Ruínas, que conta com a voz e percussão de Paulo Ró, do Jaguaribe Carne.

O álbum também reúne colaborações de João Kombi (Test) e Philippe Bussonnet (Magma), adicionando uma dimensão internacional ao trabalho.

Formada em 2012, em João Pessoa (PB), a Papangu é composta por Marco Mayer (baixo e vocais), Pedro Francisco (guitarra, saxofone, flauta, percussão e vocais), Hector Ruslan (guitarra e vocais), Rodolfo Salgueiro (teclados e vocais), Raí Accioly (guitarra e vocais), e Vitor “Vespa” Alves (bateria e percussão).

Desde o lançamento de Holoceno em 2021, a banda tem sido reconhecida como uma das
principais forças da música brasileira contemporânea, conquistando prêmios e participando de eventos de renome como o Knotfest Brasil, em 2024. Em 2025 a banda embarca em sua primeira turnê internacional, ancorada no festival ArcTangent, na Inglaterra.

Uma celebração da música paraibana

A Taioba Discos, além de selo independente, é uma loja dedicada à música brasileira em vinil. A loja funciona de segunda a sexta na Av. José Jardim, 180, Ipês, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, oferecendo uma curadoria de discos que vai do jazz à música nordestina, atendendo a colecionadores e entusiastas.

Com este lançamento, a Taioba reafirma seu compromisso de promover artistas paraibanos como a Papangu, aproximando a cena musical local de um público mais amplo.

A pré-venda do vinil começa em 29 de novembro de 2024, com envios previstos para fevereiro de 2025. Os discos podem ser adquiridos diretamente na loja ou pelo site oficial da Taioba Discos em https://taiobadiscos.com.br.

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *