Não existe o caminho da esquerda, do centro ou da direita, o melhor caminho é o Brasil.
Com 444 votos, o deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara Federal com a segunda maior votação da história. Com apenas 35 anos, mas com a experiência de quatro mandatos, Hugo Motta utilizará seu perfil conciliador para comandar a Câmara Federal e equilibrar os interesses de todas as tendências, da esquerda a direita, já que contou com o apoio de 18 partidos (do PT ao PL).
Hugo venceu os deputados Marcel Van Hatten (Novo) que obteve 31 votos e o pastor Henrique Vieira (PSOL) com 22 votos. O deputado federal tomou posse após registrar fotos com a esposa, a avó, deputada estadual Francisca Motta, o pai, o prefeito Nabor Wanderley e dos filhos Paola e Hugo filho no Plenário da Câmara Federal. 499 deputados votaram, e apenas dois votaram em branco.
Em seu discurso, Hugo pregou a unidade da classe política em benefício do Brasil e lembrou da alegria de ocupar a cadeira do ex-deputado e presidente da Câmara Federal, Ulisses Guimarães e repetiu o gesto dele na promulgação da Constituição de 1988 levantando a Constituição. “Viva a democracia. Viva a Democracia e Viva a Democracia”.
O novo presidente fez uma defesa da democracia e contra qualquer ditadura e finalizou seu discurso com a frase: “Ainda estamos aqui”, parafraseando o filme brasileiro do Walter Salles.
“Minha prioridade é servir ao Brasil. O brasileiro não quer discordia, quer emprego. Não quer luta pelo poder, quer o poder lutando por ele. Não temos tempo de errar, o povo quer emprego, educação, segurança, um futuro melhor, um Brasil melhor. Não existe o caminho da esquerda, do centro ou da direita, o melhor caminho é o Brasil”.
“A inflação e a falta de estabilidade prejudicam o povo. Não há democracia com caos econômico no país”, destacou Motta.
Quem é Hugo Motta
Hugo Motta foi líder do Republicanos na Câmara, partido ao qual é filiado desde 2019. O deputado vem de uma família com tradição na política no sertão da Paraíba, de Patos (PB) e iniciou na política no MDB.
Ele é filho de Nabor Wanderley, também do Republicanos, e prefeito do município de Patos (PB), no sertão da Paraíba. Hugo Motta cresceu na cidade e mantém forte base política.
Em 2010, Motta foi eleito deputado federal com 86 mil votos, aos 21 anos. A votação foi impulsionada pelo capital político de sua avó, Francisca Motta, que hoje está no sexto mandato como deputada estadual, também pelo Republicanos.