0

Em Sapé, Ministro Paulo Teixeira anuncia desapropriação de fazenda de onde surgiram as Ligas Camponesas na Paraíba

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou neste sábado (15), durante evento no Memorial das Ligas e das Lutas Camponesas, em Sapé, na Paraíba, a desapropriação da Fazenda Antas. O local é um marco na história da luta camponesa no Brasil, onde surgiu a Liga Camponesa paraibana e onde um de seus principais líderes, João Pedro Teixeira, foi assassinado em abril de 1962.

O comunicado da desapropriação foi feito a própria Elisabeth Teixeira durante o encontro com o ministro num momento de grande emoção e celebração na luta pela Reforma Agrária.

“O Incra já está com o dinheiro e finalizando todo o processo de compra da Fazenda Antas”, garantiu o ministro. Segundo o presidente do Incra, César Aldrighi, a aquisição da fazenda faz parte de um pacote de 20 propriedades adquiridas pelo governo federal no final de 2024, com um investimento de R$ 350 milhões. “O dinheiro foi empenhado em dezembro e o processo está em tramitação no cartório para que possamos criar o assentamento”, explicou.

A desapropriação atende a uma das principais reivindicações das famílias camponesas da região e de movimentos populares. Cerca de 30 famílias serão assentadas no local, que será nomeado Assentamento Elizabeth Teixeira, em homenagem à histórica lutadora pela reforma agrária e viúva de João Pedro Teixeira. A medida do Incra também deve contemplar as estruturas do Memorial das Ligas e das Lutas Camponesas.

Redação com WSCOM

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *