0

Secretaria de Meio Ambiente entrega novos sopradores aos Bombeiros para ajudar no combate ao fogo em matas e florestas

No ano passado, a Paraíba registrou 3.784 ocorrências de incêndio em vegetação, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, o que representa uma média de 10 ocorrências por dia. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) atua em parceria com os Bombeiros na prevenção e combate aos incêndios em vegetação.

Nesta quinta-feira (20), a secretária Rafaela Camaraense entregou 12 sopradores de folha a combustão à corporação. O equipamento é utilizado no combate a incêndios e funciona soprando ar em alta velocidade sobre o fogo, afastando os gases combustíveis.

“Para nós, é uma alegria poder contribuir para o trabalho de vocês, que são heróis do nosso estado. Nossa função aqui é buscar facilitar o trabalho de vocês para que, através dessa união e parceria, possamos assegurar a preservação ambiental”, ressaltou Rafaela Camaraense.

O evento contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba, coronel Marcelo Araújo, que destacou a importância dos novos equipamentos. “A parceria com a Secretaria de Meio Ambiente tem sido de extrema relevância. Realizamos a capacitação de militares e colaboradores da Semas no treinamento de combate a incêndios. Esses sopradores são o que há de mais avançado para combater incêndios florestais”, afirmou o coronel.

“Os sopradores de folha entregues representam um avanço significativo nas ações de combate a incêndios florestais, demonstrando o compromisso da Semas em apoiar as atividades do Corpo de Bombeiros e promover a sustentabilidade e a preservação ambiental na Paraíba”, destacou Rafaela.

Dados Nacionais – O ano de 2024 registrou 278.299 focos de incêndio no país, marcando o maior número de queimadas em anos. O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontou que o total de focos de incêndio no país foi o maior desde 2010, quando 319.383 ocorrências foram registradas.

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *