0

Assembleia aprova o nome de Alanna Galdino, primeira mulher eleita conselheira do TCE

Indicação foi aprovada com voto de 31 dos 36 deputados

O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (18), o nome da médica Alanna Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Ela é a primeira mulher a ser indicada para o cargo de conselheira de contas.

A vaga, destinada à ALPB, decorre da aposentadoria do ex-conselheiro Arthur Cunha Lima, homologada no final de 2024. A indicação de uma mulher para o cargo foi uma reivindicação da bancada feminina da Casa e teve o voto de 31 deputados presentes. Apenas os deputados Walber Virgilino e Hervasio Bezerra votaram contra e Gilbertinho se ausentou por estar fora do país.

A matéria foi aprovada na tarde ontem durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve relatoria do deputado Felipe Leitão, que emitiu parecer favorável pela indicação pelo comprimento de todos os pré-requisitos e foi seguido pelos demais parlamentares da CCJ. Por decisão do relator não houve sabatina com a candidata pelo ato não ser obrigatório, segundo argumentou o relator.

Agora, a matéria segue para promulgação e publicação do Decreto Legislativo de indicação da Conselheira escolhida, encaminhando cópia ao governador do Estado para a respectiva nomeação.

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *