0

João Azevêdo lança calendário do ciclo 2024 das audiências do Orçamento Democrático.Veja datas

O governador João Azevêdo (PSB) apresentou, na manhã desta segunda-feira (29), o calendário do Orçamento Democrático Estadual 2024, plataforma adotada pela gestão estadual para ouvir as demandas da população e sugestões de onde o Governo deve investir, seja em ações, serviços ou programas de políticas públicas. A primeira audiência do Orçamento Democrático acontecerá em Cuité nesta sexta-feira (3 de maio) e o encerramento será em João Pessoa no dia 13 de julho.

De acordo com João Azevêdo, diferente dos anos anteriores, na edição de 2024 serão duas audiências por semana, e não três como era de costume. A medida, segundo o governador, visa facilitar o deslocamento da equipe que conduz o ODE, além de evitar interferência ao andamento da gestão.

Para João Azevêdo, essa será mais uma oportunidade de ouvir os cidadãos de todas as regiões do Estado. “A população é quem vai definir quais serão as prioridades. Vamos ouvir a população e entender quais as demandas, entendendo que o Estado tem limites. Mas, isso tem sido uma relação de muito respeito dentro dessa construção de democracia participativa”, destacou.

“Através do Orçamento Democrático, ouvimos as demandas da sociedade porque esse é um instrumento de empoderamento e que dá respostas reais. Já foram mais de R$ 3,6 bilhões do orçamento investidos nas políticas definidas pela população e  mais de 450 mil participações no Orçamento Democrático, atestando a sua credibilidade e capacidade de oferecer soluções rápidas, contribuindo para a construção de um estado cada vez melhor”, frisou João.

O secretário de estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, destacou o aprimoramento do Orçamento Democrático na gestão estadual, que possibilitou uma maior participação da sociedade. Ele também evidenciou a eficácia do mecanismo na elaboração do orçamento do estado. “Nós criamos a plataforma votacao.ode.pb.gov.br e todas as demandas vão para o nosso banco de dados, a própria sociedade elege as três prioridades de cada região, nós levamos esses dados para o governador, criamos marcadores na proposta orçamentária, que é levada à Assembleia Legislativa, e após a aprovação damos andamento às obras e todo o acompanhamento pode ser feito pelo Portal da Transparência”, explicou.

O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual (ODE), Júnior Caroé, afirmou que a participação popular é fundamental para o melhor planejamento das políticas públicas e oferta de  melhores serviços para a população. “Tenho certeza de que faremos o maior e melhor ciclo do Orçamento Democrático que já aconteceu, com um diferencial porque vamos dedicar esta edição à participação das mulheres em consonância com a ONU que determinou 2024 como o ano em que todos os países devem potencializar a participação e o empoderamento feminino. No ano passado, nós tivemos 60% de participação das mulheres no ODE e isso atesta que as paraibanas querem participar”, disse.

A conselheira do Orçamento Democrático da 1ª região administrativa, Pollyannna Oliveira, destacou a importância da participação das pessoas nas plenárias. “Será um momento de ouvir a população, sentir as necessidades, apresentando as demandas para o Governo do Estado. Nós sabemos da confiança da população nesse instrumento que tem dado vez e voz à sociedade que se sente agraciada, principalmente, quando vê seu pleito sendo concretizado”, comentou.

Confira o calendário completo: 

Cuité – 03 de maio

Campina Grande – 04 de maio

Cajazeiras – 10 de maio

Sousa – 11 de maio

Guarabira – 16 de maio

Mamanguape – 17 de maio

Catolé do Rocha – 31 de maio

Pombal – 1º de junho

Patos – 07 de junho

Monteiro – 08 de junho

Itaporanga – 14 de junho

Princesa Isabel – 15 de junho

Juazeirinho – 05 de julho

Pilas – 06 de julho

Itabaiana – 12 de julho

João Pessoa – 13 de julho

MaisPB

Clóvis Gaião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *