Em agenda no Brejo paraibano, o pré-candidato ao Senado, João Azevêdo, visitou os festejos juninos de Borborema e Bananeiras neste domingo (21).
Em Borborema, João prestigiou a 10ª edição do São João Vespertino, maior evento junino realizado durante o período da tarde no Brasil, que reúne moradores de municípios vizinhos e turistas de diversas regiões. Ele foi recebido pelo prefeito José Amâncio, pela ex-prefeita Gilene Cândido, pela pré-candidata a deputada estadual Maria Porto, além de lideranças políticas da região, e recebeu o carinho da população.
Já em Bananeiras, João Azevêdo acompanhou a segunda noite do São João ao lado do governador e pré-candidato à reeleição Lucas Ribeiro, do prefeito Matheus Bezerra e da primeira-dama do município, Maria Porto. A programação foi marcada por grandes atrações, como Eliane, Ranyel Gomes e Xand Avião.
Também participaram do evento o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a senadora Daniela Ribeiro e o pré-candidato ao Senado Nabor Wanderley. A festa reuniu um grande público e consolidou mais uma vez Bananeiras como um dos principais destinos juninos da Paraíba.
São João Vespertino
O prefeito José Amâncio destacou que o São João Vespertino nasceu de forma modesta, por iniciativa da então prefeita Gilene Cândido, e cresceu ao longo dos anos até se consolidar como um dos principais eventos juninos do Brejo paraibano.
“O São João Vespertino preencheu uma lacuna na região ao oferecer uma opção de festa durante a tarde, sem concorrer com os tradicionais eventos noturnos. Isso permite que as pessoas aproveitem diferentes programações juninas. É uma festa familiar, tranquila e com índice de violência praticamente zero”, afirmou.
O gestor também ressaltou a parceria do Governo do Estado para o fortalecimento do evento.
“O Governo da Paraíba é o maior patrocinador e parceiro do São João Vespertino. Esse apoio começou ainda na gestão de João Azevêdo e segue com o governador Lucas Ribeiro. Essa parceria foi fundamental para o crescimento da festa e para o reconhecimento do São João Vespertino como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da Paraíba”, destacou.
São João de Bananeiras
O prefeito Matheus Bezerra ressaltou que, desde a realização da primeira edição do novo formato do São João de Bananeiras, em 2022, o Governo do Estado tem sido um parceiro importante, contribuindo com recursos que auxiliam na realização do evento.
“O apoio do Governo da Paraíba ajuda de forma decisiva a promover uma festa que movimenta a economia, gera emprego, renda e dá visibilidade ao município. O que testemunhamos a cada ano é a evolução do São João de Bananeiras, com grandes atrações e inovações, como a cobertura de toda a praça de eventos e a melhoria da mobilidade urbana proporcionada pela Alça de Bananeiras, construída pelo Governo do Estado”, afirmou.
O pré-candidato ao Senado João Azevêdo destacou a força das festividades juninas como instrumento de desenvolvimento econômico e valorização cultural. Ele lembrou que obras estruturantes, como a Alça de Bananeiras, aliadas aos investimentos realizados em eventos como os de Bananeiras e Borborema, impulsionam o turismo, fortalecem o comércio local e movimentam diversos setores da economia paraibana.
“O São João é uma das maiores expressões da nossa cultura e também um importante motor da economia. Quando investimos nessas festas, estamos gerando oportunidades, emprego e renda para trabalhadores, comerciantes, empreendedores e para toda a população dos municípios que realizam esses eventos”, afirmou.
João também ressaltou que continuará percorrendo diversas cidades paraibanas durante o período junino. Nesta segunda-feira (22), ele participa dos festejos em Cuité, acompanhando de perto uma das mais importantes manifestações culturais do estado.

